O Chi ou a Energia Vital vem acompanhada de vários nomes, que podem ser diferentes em cada país ou cultura, por exemplo: Qi (chi) na China; Ki no Japão ou Prana na Índia.
Por todas essas culturas a ideia da força vital é e sempre foi fundamental para suas formas de medicina e cura. Tanto a Medicina Tradicional Chinesa quanto a acupuntura baseiam-se no equilíbrio e no aprimoramento do Chi para levar o corpo a um estado de saúde.
Esta energia pode ser aumentada em um ser humano, consequentemente, o desenvolvimento do Chi pode tornar uma pessoa enferma em robusta, uma pessoa fraca se tornar vibrante e mais o Chi pode melhorar a capacidade mental dessa pessoa também.
O conceito de Chi também se estende para além do corpo físico, para as energias sutis que ativam todas as funções humanas, incluindo emoções e pensamentos. O Chi desequilibrado faz com que suas emoções se agitem e se apaixonem. O Chi balanceado faz com que suas emoções se tornem suaves e mais satisfatórias.
Do ponto de vista do pensamento, quando seu Chi mental se torna mais refinado, aumenta sua criatividade em todos os níveis: arte, negócios, relacionamentos, criação de filhos, etc.
O Chi espiritual permite que possamos entrar pessoalmente em estados superiores de consciência, que são o ápice da experiência religiosa.
Qigong (chikung), Tai Chi e outras formas de artes marciais e curativas Taoístas, ajudam a circular este Chi – energia sutil, não como uma ideia, mas sim levá-lo a sentir e experimentar diretamente o que é isso em seu corpo.
Para manter-se livre da dor, a saúde ideal, o Chi ou a energia vital devem circular em todo o seu corpo, sem interrupção, de uma maneira suave e poderosa.
A frase médica chinesa clássica é se a circulação do seu chi for bloqueada, você tem dor e doença. Por outro lado, se o seu chi ou a força da vida, em suas linhas de meridiano de acupuntura, estiverem totalmente conectados e circulando sem bloqueios, você não terá dor nem doença.
Tornar seu Chi forte é o objetivo principal da Medicina Chinesa, incluindo as técnicas de Tai Chi, Qigong (chikung) e Acupuntura. Equilibre e conecte o seu Chi para que ele não tenha bloqueios, tanto para se livrar da dor da doença quanto fazer você se sentir muito melhor.