Nesta sexta-feira dia 22 de setembro entramos oficialmente na Primavera, que é considerada a estação das flores. Na Medicina Tradicional Chinesa esta é a estação ligada ao elemento Madeira, é o movimento que se espalha e toma conta.
Segundo o Livro do Imperador Amarelo, os três primeiros meses da Primavera chamam-se o período do princípio e do desenvolvimento da vida. As exalações do Céu e da Terra estão preparadas para gerar; assim tudo se desenvolve e floresce.
Após uma noite de sono as pessoas devem levantar-se de manhã cedo, caminhar vivamente pelo pátio, soltar o cabelo e tornar mais lentos os movimentos do corpo. Procedendo assim podem realizar o seu desejo de viver saudavelmente.
Durante este período o corpo deve ser encorajado a viver e não a ser morto; devemos ceder-lhe livremente e não lhe tirar nada; devemos recompensá-lo e não castigá-lo.
Tudo isso está em harmonia com a exalação da Primavera e tudo isso é o método de proteção da nossa vida.
Os que desrespeitam as leis da Primavera serão punidos com mal do fígado. A esses o Verão seguinte reservará arrepios e mudanças más. Assim terão pouco com que apoiar o seu desenvolvimento no Verão.
“É na primavera que a energia da semente se move em direção ao céu, gerando matéria e fazendo aparecer uma nova forma na superfície da terra. Por isso se diz que a primavera é o começo, a criação.
Na primavera a capacidade de realização do ser humano se exprime através da criatividade. Há uma grande energia sexual no ar, já que primavera é Madeira e o sistema energético do fígado governa os genitais. Se for possível conter (e não esgotar) a sexualidade na primavera, empregando esse impulso em outras atividades criativas, o tônus sexual vai se manter firme o ano inteiro. Aqui o movimento impulsivo da natureza precisa ser temperado pelas nossas atitudes.
Está lá, no livro do Imperador Amarelo: “As paixões fortes reduzem e exaurem as emanações, ao passo que as paixões comedidas as fortalecem e tornam fecundas. A paixão forte consome as suas emanações, ao passo que as emanações alimentam um fogo moderado de desejo. A paixão forte esbanja suas emanações, ao passo que um fogo moderado de desejo engendra vida através das suas emanações.”
Tudo o que está em ressonância com Madeira fica mais ativo na primavera, portanto mais sujeito a desequilíbrios – fígado, vesícula, músculos e tendões, olhos, imaginação.
E como a primavera é a estação do sabor ácido, ou seja, ele já está no ar, o mestre-cuca reduz o ácido, aumenta o doce para proteger Terra, aumenta o picante que modera Madeira e Nutre Água, e capricha nos alimentos quentes para receber confortavelmente o calor do verão.”(Sonia Hirsch – Manual do Heroi)
Então conforme podemos ver no texto acima, diferentemente do Inverno, onde precisamos nos proteger, nos resguardar e manter a energia. Na Primavera devemos viver a vida, claro que de forma regrada, mas aproveitando toda beleza e recuperação que esta afortunada estação trás para gente. É a estação do amor e do florescer, viva, aproveite e desfrute de tudo que a natureza te presentear agora.